GoldenDict, a definição e tradução de verbetes em uma tecla de atalho

Standard

Quem nunca precisou de um programa pra agilizar pesquisas de significados das palavras, definição no Wikipédia, tradução e afins, tudo com teclas de atalho, sem precisar acessar outros aplicativos ou sites web?

A primeira vista, pode parecer algo bobo e desnecessário, mas quando está lendo um texto longo, parar tudo para acessar um dicionário externo geralmente é uma perda de tempo, que pode atrapalhar seu entendimento sobre o assunto.

Para resolver esse problema, temos o GoldenDict, que é um aplicativo feito em QT. Bem simples, direto e extensível, pois aceita adição de diversos dicionários.

Usando o GoldenDict

Pra usar o GoldenDict é bastante simples, basta selecionar a palavra e digitar o atalho “Ctrl+c” duas vezes seguidas. Com isso aparecerá uma tela com informação disponível em todos dicionários configurados.

Para instalar no Debian ou Ubuntu, é muito simples, basta digitar o comando abaixo:

# apt-get install goldendict -y

No debian ele acompanha por padrão apenas o Wikipédia, sendo assim vamos facilitar seu trabalho com instalação de novos dicionários. Baixe esse arquivo e descompacte em uma pasta.

Obs: Alguns dos arquivos dessa base de dados são proprietários, infelizmente.

goldendict1Acesse o aplicativo goldendict via ícone, acesse o menu “Editar” e escolha a opção “Dicionários”.

 

goldendict2Escolha as abas “Fontes” e “Arquivos”. Em seguida clique no ícone “Adicionar…” escolha sua pasta que acabou de descompactar.

 

goldendict3

Por fim marque a opção “Buscar em subpastas” e clique no botão “Ok”.

Se você deseja colaborar, basta comprar a versão para android desse software, que é paga. Essa versão android serve como método de financiamento para o projeto GoldenDict. Custa menos de R$ 12,00.

 

  • Opa, show! Descobri o GoldenDict recentemente e estou adorando.
    Pena que o link do os dicionários do seu artigo não está mais funcionando.

    Abraços.