Ressuscitando seu celular após falha em mudança de flash

Standard

Como sou muito curioso e meu instinto hacker as vezes fala mais alto, comecei a futucar cada vez mais profundamente meu celular e testar algumas loucuras nele.

Em uma dessas tentativas, mesmo após ter feito backup, meu celular ficava com tela toda preta e nem aparecia a logo da empresa fornecedora no meu celular 🙁 Pensei logo: “Pronto, perdi meu celular. Ganhei um peso de papel bem caro”.

Eu modifiquei o boot.img dele por uma imagem possivelmente defeituosa, mas eu jurava que ainda assim eu conseguiria acessar o recovery e ao menos restaurar o backup. Me enganei! 😛

Acessando o fórum XDA Developers eu pude encontrar MUITA documentação do que poderia ser feito para resolver e tentei de tudo, mas nada parecia funcionar e meu nervosismo pela minha falha tornou minha busca no fórum bem mais complicada.

Felizmente eu consegui recolocar a flash de fábrica de volta no meu celular, eu segui os passos abaixo.

Firmware

Baixe o firmware relacionado ao seu celular, o meu é Xperia M e você pode pegar ele aqui aqui, mas caso o seu seja outro, basta procurar. A extensão dele é “ftf” e o meu firmware tinha 710 MB de tamanho.

Flasthtools

Primeiro precisamos baixar ele! Apenas baixe e coloque em uma pasta a sua escolha.

Ele vai reclamar que precisa da biblioteca libusb. Que pode ser obtida aqui. Depois de baixar vamos compilar e instalar com os comandos abaixo:

# tar xjvf libusbx-1.0.18.tar.bz2

# cd libusbx-1.0.18

# ./configure

# make

# make install

# ldconfig

O Flashtools precisa das bibliotecas no /usr/lib, mas a instalação da lib coloca ela no /usr/local/lib. Você pode mover para o local desejado, eu preferi criar link simbólico:

# ln -s /usr/local/lib/libusb-1.0.so /usr/lib/libusbx-1.0.so
# ln -s /usr/local/lib/libusb-1.0.so.0.1.0 /usr/lib/libusbx-1.0.so.0.1.0

Coloque o firmaware obtido no passo anterior na pasta firmawares do Flashtools.

Pronto! Agora inicie o seu flashtools como root. Ele abrirá uma tela pedindo pra mover a pasta firmwares de onde você baixou para /root/.flashTool/firmwares. Pode mover, isso mesmo mover, pois caso ele perceba que ainda existe a pasta firmawares no local hoje você executa o flashtools ele não abrirá o software corretamente.

Ele vai abrir uma tela mais ou menos assim:

v8

Clique no ícone do raio e selecione a opção “flashmode”:

Seleção_010

Na próxima tela selecione o firmware desejado:

Seleção_011

Caso queira mudar mais alguma coisa, fique a vontade, eu não precisei mudar nada 🙂 Basta clicar no botão “Flash”.

Agora aparecerá uma tela como essa, solicitando que seu celular entre em flashmode:

No caso do meu celular, eu arranquei a bateira, recoloquei ela, coloquei o cabo USB e pressionei o botão de volume para baixo até que o software flashtool reconhece ele 🙂

Depois ele começou o envio da flash. Bastou e esperar e meu celular estava prontinho para eu recomeçar tudo de novo 🙂

Muito obrigado a Nicklas Van Dam, que me ajudou MUITO lá no fórum XDA 🙂