Aviso de cliente depreciado no Docker Hub

Standard

Você ainda usa Docker 1.5? Não sabe como verificar qual a versão do seu cliente? É muito simples:

# docker version

Seu retorno será mais ou menos assim:

Seleção_016

Se o retorno “Version:” for inferior a 1.6, atualize urgente, pois seu cliente perderá a possibilidade de uso da nuvem docker hub em pouco tempo.

De acordo com a Docker, após o lançamento do Docker 1.6 e o software que cuida da nuvem docker (Registry 2) cerca de 99% dos clientes dockers já usam as versões mais novas do Docker, com posse dessas novas informações eles decidiram descontinuar o acesso das versões antigas na sua nuvem.

Vale salientar que a partir da versão 1.6 houveram diversos avanços com relação a comunicação com a nuvem, tanto no âmbito de performance como também em segurança, então por isso a decisão pela descontinuação desse acesso.

O cronograma de descontinuação é:

  • A partir do dia 19 de novembro de 2015, os clientes docker na versão 1.5 e mais velhos, não conseguirão enviar imagens para nuvem docker hub usando o comando “push”. Nesse momento esses clientes ainda poderão efetuar o comando “pull” para baixar imagens.
  • A partir do dia 7 de dezembro de 2015, os clientes docker na versão 1.5 estarão incapacitados de executar comandos “pull” na nuvem docker hub.

Novamente, para evitar qualquer transtorno, atualize desde já seu cliente.