Cabelos Mais Bonitos e Longos

Uso de ferramentas de calor sem proteção térmica

Não é novidade para ninguém que a chapinha, o babyliss e principalmente o secador de cabelos são equipamentos que agilizam os cuidados com a aparência no dia a dia. Todavia, não confunda utilidade com descaso, excesso e dependência.

As altas temperaturas são prejudiciais para os fios, deixando eles sensibilizados e com toque mais áspero. O volume do cabelo tende a diminuir drasticamente quando exageramos na incidência de calor no couro cabeludo e nas madeixas propriamente ditas.

Quando usar qualquer equipamento no cabelo, reduza a temperatura para não ficar muito quente. Também não abra mão do protetor térmico para minimizar os danos. Por fim, espace o uso e tente apostar no seu visual natural.

Muitas vezes, impomos a nós mesmas determinados padrões que sequer combinam com o nosso estilo e formato de rosto. Seja consciente e se orgulhe do seu cabelo natural, deixando os procedimentos diferenciados e agressivos somente para ocasiões especiais.

Acúmulo de resíduos

Não cuidar do cabelo e não usar produtos específicos para cada ocasião é um problema. Porém exagerar na dose e deixar o cabelo pesado de tantos cremes e óleos diferentes pode ser ainda pior.

Cada item tem a sua razão de ser e devemos respeitar as funcionalidades as quais eles se propõe. Leia as instruções dos rótulos e procure sempre seguir elas à risca.

Um costume muito errado que muitas pessoas têm, somente a título de exemplo, é usar condicionador aos montes e deixar um restinho nos fios sem enxaguar direito. Ao contrário do que se imagina, isso não melhora a hidratação. Somente acumula resíduos nos intervalos entre as fibras capilares.

Veja quais são os produtos que, de fato, se mostram indispensáveis no dia a dia:

  • Shampoo: use para lavar os cabelos mas em pouca quantidade e somente na região da raiz para limpar o couro cabeludo. Isso ajuda a preservar a hidratação e proteção natural dos fios.
  • Máscara de tratamento: deve ser usada depois do shampoo, quando as cutículas capilares estão abertas e os nutrientes conseguem penetrar na estrutura do fio. Deixe agindo pelo tempo recomendado e enxágue bem. Repita o processo a cada 7 a 15 dias.
  • Condicionador: ele vem depois do shampoo na rotina diária e depois da máscara de tratamento na hidratação semanal ou quinzenal. O condicionador serve apenas para fechar as fibras e realizar a selagem do fio, mantendo ele mais protegido. Aplique somente da metade às pontas, jamais na raiz para evitar a obstrução dos folículos.
  • Leave-in: esse é um tipo de produto mais leve e que não precisa passar por enxágue, ele é feito para ser deixado no cabelo. Seus objetivos podem ser diversos, mas os mais interessantes são os que protegem do sol (contra radiação UVA e UVB) e os que protegem do calor (fator térmico).
  • Shampoo seco: para evitar lavar o cabelo todos os dias, o que é prejudicial, o shampoo seco serve como um bom aliado. Ele vem em spray e ajuda a retirar o excesso de oleosidade, permitindo um espaço maior entre as lavagens.
  • Óleo para as pontas: tendo em vista evitar pontas duplas e proteger as pontas do ressecamento, o óleo capilar é o mais indicado para hidratação e manutenção da beleza e saúde dos fios.

Resenha: Big Hair funciona

Falta de nutrientes na alimentação

A beleza e a saúde dos cabelos não vêm apenas de produtos e práticas superficiais. É preciso tomar cuidado com os nutrientes que você ingere.

Invista em um suplemento de qualidade e tome conta da alimentação. Ao ingerir todas as vitaminas, minerais e proteínas necessárias para o organismo, você ganha mais bem estar físico e de quebra ainda melhora a aparência.

Essas foram as dicas de hoje. Até mais!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *