Chá verde [conheça todos os benefícios]

Muitas pessoas consomem o chá verde para emagrecer e ter uma vida mais saudável, porem muitas dessas pessoas não sabem quantos benéficos esse chazinho traz para a nossa saúde. Vamos falar mais sobre eles aqui nessa resenha, fique com a gente.

Essa bebida é completa de propriedades nutricionais que fortalecem nosso organismo e previnem muitas doenças. O chá verde é nativo da índia e da China e é feito das folhas da planta chamada Camellia sinensis. O chá pode ser consumido frio ou quente.

O chá verde é consumido na cultura japonesa e chinesa há muitos séculos, a plantinha possui cafeína, vitaminas B, E, C, aminoácidos, antioxidantes, magnésio, cálcio, potássio, zinco e ferro, todas essas propriedades fazem muito bem para a saúde.

Outro ponto muito especial é que o chá não contem calorias e é bastante refrescante. Já percebeu que temos motivos de sobre para consumirmos o chá verde no nosso dia a dia, não é mesmo? Vamos falar sobre mais benefícios da bebida.

Chá verde ajuda a emagrecer

A bebida possui um composto conhecido como epigalocatequina que é capaz de aumentar o nosso gasto energético. Para acelerar o metabolismo e queimar até 100 calorias por dia, basta você tomar três xícaras do chá verde, de manhã, de tarde e de noite.

Melhora a função cerebral

O consumo do chá verde regularmente, pode melhorar a função cerebral, segundo estudos. O que ocorre é que um dos componentes do chá verde que é a cafeína, melhora o nosso desempenho nas tarefas cognitivas que são de longa duração, as que exigem nosso estado de alerta.

O chá verde possui outra substancia que quando é consumida com grande frequência nos proporciona a sensação de relaxamento, por isso muitas pessoas utilizam o chá verde para melhorar a concentração e a memória, essas pessoas dize que sentem mais energia no seu dia a dia além de se sentirem mais produtivas quando bebem o chá verde. O café possui mais quantidade de cafeína, mas o chá verde produz uma quantidade suficiente para nos trazer benefícios.

Chá verde
 

Aumenta o desempenho físico

Beber o chá verde diariamente melhora nosso desempenho físico e aumenta a energia do organismo, isso foi comprovado numa pesquisa feita na Grécia. O aumento da energia é causado pela cafeína encontrada no chá verde e é também responsável pelo aumento do desempenho físico.

O chá verde afasta doenças neurodegenerativas

O chá verde possui substancias que possuem efeitos protetores no cérebro. Quando consumido diariamente, o risco de Alzheimer e Parkinson são reduzidos, isso foi comprovado em vários estudos o poder do chá verde em proteger os neurônios.

Diminui o rico do câncer

No chá verde encontramos os polifenóis que são antioxidantes que ajudam a prevenir vários tipos de câncer. Foi realizado um estudo na Universidade Harvard que mostrou que as mulheres que consumiam o chá verde possuíam até 35% a menos de chance de desenvolver o câncer de mama.

Outra pesquisa mostrou que o chá verde também diminui em até 45% a chance de homens desenvolverem o risco de ter o câncer de próstata, assim como pesquisas que comprovaram a diminuição do risco do câncer colorretal.

Combate infecções

O chá verde também possui propriedades que eliminam as bactérias e inibem os vírus que contribuem com o risco de infecções. O chá possui catequinas que ajudam a inibir também as bactérias que causam a cárie e evitam o seu crescimento. Com isso as pesquisas mostram que o chá verde é ótimo para melhorar a saúde bucal.

O chá verde reduz doenças cardiovasculares

Acidente vascular cerebral e os infartos são a causa de muitas das mortes que acontecem no mundo, isso de acordo com a OMS. Uma pesquisa mostrou que o chá verde pode afastar o risco dessas doenças cardiovasculares.

O consumo do chá verde reduz o colesterol ruim do nosso organismo, que é um dos maiores motivos para que as doenças cardiovasculares aconteçam, o chá aumenta os antioxidantes no sangue. Quem consome a bebida possui menos risco de desenvolver essas doenças em até 31%.

Chá verde

 

Chá verde diminui a diabetes

Um dos problemas de saúde que atinge milhões de pessoas em todo o mundo é o diabetes tipo 2. Esse problema afeta até 12 milhões de pessoas que não produzem insulina suficiente, que o hormônio que controla a glicose no sangue.

No chá verde encontramos uma substancia chamada de polifenóis que regulam a glicose das pessoas que possuem a diabetes. Quando a glicose aumenta, a insulina precisa entrar no pâncreas para sinalizar as celular que metabolizam a glicose. Aí entra os polifenóis que tornam a célula sensíveis a insulina.

Melhora o humor

Outra substancia que encontramos no chá verde é a L-teanina, que é responsável pela produção de serotonina e dopamina que são responsáveis por nos causar bem-estar. O chá também causa a sensação de relaxamento pois aumenta a produção das ondas alfa do nosso cérebro. Na bebida também encontramos os flavonoides que são capazes de controlar nossa ansiedade, são por esses motivos que o chá é capaz de melhorar nosso humor.

Chá verde aumenta a expectativa de vida

Por ter o poder de diminuir as chances de câncer e de doenças cardiovascular, o chá verde nos traz mais expetativa de vida. Foi realizado um estudo em que 40 mil japoneses que beberam o chá verde tiveram por 11 anos menos risco de morte, na pesquisa eles tomavam 5 xícaras do chá por dia.

Melhora a digestão

Consumir o chá verde nos auxilia a estimular os ácidos estomacais que contribuem para a absorção dos nutrientes e para a digestão. E isso também faz com que seja reduzido o colesterol e gorduras do organismo. O consumo do chá verde estimula a flora intestinal e facilita a digestão.

Como consumir o chá

É mais indicado que você consuma a erva natural pois elas possuem concentrações mais fortes do que os chás de saquinhos industrializados. Prepara o chá com folhas secas para ter os benefícios potencializados.

Para o preparo basta incluir 100 ml de água para 1 grama de folha, deixar em infusão por 5 minutos e consumir imediatamente para não perder os antioxidantes.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *