Dieta ectomorfo ajuda mesmo a emagrecer?

A dieta ectomorfo ajuda pessoas que possuem um biotipo naturalmente magro e não atlético. O estomorfos são o tipo de pessoa que se adequam em um dos 3 somatótipos e são geneticamente magras, porém tem grande dificuldade para hipertrofia, ou seja, para conseguir ganhar massa. Porém não acumulam gordura corporal, igual os outros biotipos, que são mesomorfo e endomorfo.

Como é definido os tipos físicos de um ectomorfo?

A dieta ectomorfo é focada em ajudar a pessoa a ganhar massa magra, pois devido a hipertrofia é muito difícil pra essas pessoas conseguirem engordar. Sendo assim, é um somatótipo possuem essas características:

  • Possui metabolismo acelerado;
  • Dificuldade em acumular tecido adiposo (menor percentual de gordura corporal);
  • Dificuldade em hipertrofiar (ganhar massa muscular);
  • Menor estrutura óssea.

Então, ao contrário dos mesomorfos, os ectormorfos não possui um corpo atlético, e com uma predisposição ao ganho de massa, pelo contrário, são corpos que gastam muita energia por conta do metabolismo acelerado, a hipertrofia é dificuldade.

dieta ectomorfo

Como conseguir seguir a dieta ectomorfo e desfrutar dos seus benefícios?

A dieta ectomorfo dá preferencia a ingestão de proteínas, os carboidratos e gorduras boas fazem parte do seu cardápio, é muito importante manter uma rotina de exercícios físicos, em especial aqueles de hipertrofia, a musculação é muito indicada.

Porém, antes de começar a dieta ectomorfo é necessário ter conhecimento da qual sua necessidade calórica pessoal, uma vez que ela muda de pessoa para pessoa.

Tendo essa informação em mãos, fica mais fácil de planejar qual a dieta ectomorfo perfeita para alcançar seus objetivos.

Se o objetivo for ganhar massa, será necessário fazer um cardápio que promova o superávit calórico (fazer a ingestão da energia para poder gastar), portanto é de extrema importância que faça uma consulta no nutricionista para manter a dieta ectomorfo correta.

É comum que pessoas que possuem ectomorfo pensem que podem comer qualquer coisa porque não engorda, mas não é bem assim que funciona. Ter uma dieta equilibrada é importante para a saúde e o bem-estar.

Ter uma alimentação saudável traz inúmeros benefícios e conseguem ajudar a evitar doenças como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes. A pessoa ectomorfo possui um metabolismo muito acelerado, ou seja, acaba gastando muita energia para manter o organismo em um bom funcionamento.

Mas isso não deve ser ignorado, não é por conta de o metabolismo ser acelerado que podemos pensar em ter uma dieta baseada somente em calorias e ignorar a qualidade dos nutrientes que colocamos no nosso corpo.

dieta ectomorfo

Ter uma alimentação com muita fritura, gorduras saturadas. Açucares e comidas industrializadas possuem um baixo valor nutricional que vão acabar com sua saúde e não irão contribuir para que você tenha um bom desenvolvimento muscular, podendo ainda a colaborarem com as gorduras localizas e trazer inúmeras consequências com o passar do tempo.

A dieta ectomorfo é a melhor opção para quem busca ganhar massa, balanceada de preferência acompanhada com um nutricionista. Espero que as informações tenham sido valiosas, vale a pena escolher a melhor dieta para seu corpo.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *