Quem sou

Page

Eu sou Rafael Gomes, também conhecido como Gomex. Soteropolitano, hacker urbano e consultor de infraestrutura, formado na Universidade de Salvador no curso de Gestão de Redes, mestrando pela Universidade Federal da Bahia em Ciência da Computação.

Trabalho atualmente como Arquiteto de Soluções na Superintendência de Tecnologia da Informação da  Universidade Federal da Bahia, focado em aplicações, monitoramento e segurança. Certificado em LPIC-1, MCSO e Zabbix Certified Specialist.

Sou um Administrador de Sistema “clássico” migrando para metodologia DevOps, pois entendo que esse é o caminho que todos devemos perseguir, estar cada vez mais próximo do desenvolvimento de software, não necessariamente como um desenvolvedor, mas como uma pessoa de infraestrutura que sabe o que de fato um desenvolvedor precisa e fornece isso de forma simples, com autonomia e rapidamente.

  • Cadson

    Olá, cara eu preciso de uma ajuda ai na instalação do berimbau linux 5, pois baixei o cd e quando tento efetuar a instalação ele pede um login e senha que não me informaram no site do sistema educacional.

  • Rafik

    Oi Rafael, sou desenvolvedor há algum tempo e estou portando meus conhecimentos para Linux e infra, vi que você migrou para categoria devops . Gostaria de algumas dicas sobre isso. Qual linguagem você tem conhecimento hoje ? Quanto tempo levou para fazer essa migração, desenvolver para infraestrutura é muito diferente de desenvolver em outras áreas ? Abraço amigo

    • Gomex

      Rafik,

      Olá! Pelo visto buscamos as mesmas coisas, só que por “direções” inversas, né? 😛

      Eu já sabia desenvolver um pouco, mas nada demais. Muito focado em scripts bash e programinhas em python e PHP.

      Sobre as linguagens que tenho conhecimento, nessa “retomada” eu acabei buscando o ruby primeiro, seja por proximidade com pessoas aqui em Salvador que curtem muito ela, ou pelo meu primeiro contato com chef, que usa ela nativamente também 🙂 Agora estou aprendendo coffee-script para poder fazer coisinhas legais em node 😛

      Eu não falaria de “migração”, mas talvez uma adequação, pois acredito que é um caminho sem volta para área de infraestrutura. Não teremos muito espaço no futuro caso não saibamos nada de programação. A infra será bastante abstraída no futuro. Estou trabalhando em um texto sobre isso, mas ainda não prometo quando lançarei ele.

      Então, desenvolver para infraestrutura é muito mais fácil para quem sabe desenvolve em alguma coisa, pois no final das contas é lógica de programação. Necessariamente precisaria aprender as sintaxes e a o básico de cada ferramenta. Claro que o conhecimento em infraestrutura é necessário, e isso se obtém aos poucos, com base na necessidade mesmo.

      Caso queira começar por algo, leia sobre TCP/IP. Devore o conhecimento sobre as camadas OSI e TCP/IP. Brinque bastante com o tcpdump, ouvindo os pacotes passando na rede e entendendo como ele funciona. Instale e configure minunciosamente seu servidor de aplicação preferido (Apache, nginx, Tomcat ou afins…) leia a documentação de cada sintaxe usada e pesquise sobre qualquer dúvida.

      Obrigado pelo interesse e aguarde que logo teremos mais postagens 🙂

  • Rodrigo

    Olá Rafael, tudo bem?
    Sou um desenvolvedor PHP, que por ventura acabou caindo no mundo do DevOps por decorrência de um projeto em que estou trabalhando. Primeiramente dou lhe os parabéns pelas várias informações sobre Docker que vem compartilhando.
    Aproveito o momento para pedir sua ajuda em uma questão. O projeto em que trabalho vai quebrar o conceito de micro-serviços para cada container, onde vamos oferecer um pequeno ambiente com uma aplicaço php mono usuário para cada cliente. Ando realizando pesquisas com ferramentas que ajudem na automatização da criação dos containers, encontrei algumas como o Rancher, Ansible Tower, … . Ainda para que o tráfego serja redirecionado de uma URL para um container estou utilziando uma solução de Hipache+redis. Seria uma solução realizar a criação de um backend em PHP usando a dockerAPI para automatizar essa criação de containers?

  • Paulo Pacifico

    Cara legal seu site. mais nao tem um RSS? nada q a cada post sejamos informados?

  • Carlos Alberto

    Gostaria de elogiar e agradecer e fazer um pedido .
    Elogiar : parabéns pelo site ele é achado muito facilmente no google !
    Agradecer : por causa dos seus posts , estou aprendendo e conhecendo novas ferramentas , por isso obrigado
    Pedido : faça um post sobre o mysecureshell , tive o caso de criar um sftp com limitação para apenas transferir dados (www-data com apache) e achei essa solução mais adquada que ficar efetuando alteração no padrão , acredito que vale um post !