Coding home

9

Filed Under (software livre) by rafaelgomes on 20-12-2009

Hoje  foi realizado em minha casa o primeiro coding home, que tinha como foco o desenvolvimento em Python e o projeto hntool, criado inicialmente por nosso amigo Hugo Dória.

O que é o Coding Home?

É um evento que se faz em sua própria casa, onde você reuni amigos interessados em desenvolver um certo projeto de software livre.

Como posso fazer em minha casa?

É ideal que tenha um pequeno plano para que a reunião não perca o rumo.
Tente escolher várias tarefas pequenas, para que o dia todo não seja perdido em um único problema e aquela sensação de perda de tempo não caia sobre o grupo.
Caso seja realizado pela manhã, prepare um bom almoço para a pausa das 12:00 (sim, hacker também sente fome!).
Por fim, não há uma grande regra, apenas se divirta criando código e resolvendo problemas entre amigos.

Hoje foi bem interessante.

Eramos eu, Italo Valcy e Aurélio Heckert. Eu até tinha chamado mais pessoas, mas por motivos diversos, alguns não apareceram. Fica pra próxima.

Pela manhã tivemos um pequeno problema com a rede wireless, pois o adaptador de Aurélio só aceitava wep!!! Ou seja, tive que passar um cabo UTP pela casa! :P

Sem problemas, fomos nos arrumando, traçando estratégias, pois ainda era um “evento” novo.  Quando tava tudo pronto pra começar realmente… pausa para o almoço!

Pronto! Agora de barriga cheia, fomos aos códigos! Eu estava mais aprendendo do que ajudando realmente :P Até consegui opinar, acho que ajudei em algo.

Após muito quebrar a cabeça com o git e então também aprender sobre essa magnífica ferramenta, conseguimos enviar todos os nossos patchs, assim resolvendo vários issues que estavam abertos.

Resultado do dia

- 5 issues resolvidos: http://github.com/hdoria/hntool/issues/closed
- Um código mais organizado
- E o melhor de todos, com saída para html!  (Valeu Aurélio!)

Já estou pensando no próximo encontro! Acho que fica para o ano que vem! :D

Só agora eu lembrei de tirar fotos, ou seja, fica para a próxima! :P

Share and Enjoy:
  • Print
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • email
  • Identi.ca
  • LinkedIn
  • RSS
  • Slashdot

Comments posted (9)

Otima ideia! Parabens pela iniciativa.

Sugestão para seus próximos coding homes (se é que você já não faz isso):

Arrume um desktop Linux só pra ser o servidor de replicação de vocês para qualquer projeto (mesmo que depois você vá atualizar tudo nos SourceForge da vida). É sempre bom ter um backup funcional mais perto de você e descentralizar o serviço, desvinculando esse processo de sua máquina pessoal, ou mesmo de um dos portáteis de seus amigos.

É importante manter neste servidor, um GiT completamente funcional e aceitando interação de todos os portáteis presentes, permitindo assim que todos os outros computadores fiquem destinados apenas a codificação, e assim, possam sincronizar com seu GiT interno (seu servidor residencial exclusivo para isso), ou com um GiT externo (na Internet).

E se a sua intenção é “profissionalizar” isso (ou, pelo menos, tornar o local um espaço oficial para você e sua turma escovadora de bits), tenha sempre um cômodo da residência só para esse tipo de uso (que não seja o seu quarto, ou qualquer outro cômodo com mais de uma função), onde esteja localizado o servidor. Sugiro também que, com o tempo (e muita sucata funcional), vocês montem estações Linux de baixa performance, para agregar mais programadores que não possuam portáteis, às suas “reuniões”.

Mesmo que vocês venham a codificar com seus portáteis na sala ou na cozinha, via wireless. Tenha sempre um cômodo para “hospedar” o servidor e as (possíveis-futuras) estações de trabalho que vierem a ser implementadas. Com isso já é meio-passo andado em direção a um futuro de empreendedorismo, onde seu coding home pode se transformar em sua próxima empresa de software (no melhor estilo fundo de garagem).

É isso aí cara, boa iniciativa, parabéns a todos envolvidos!

@Code,

Obrigado pela sugestão, mas meu apartamento é pequeno, sendo assim fica complicado aumentar o número de máquinas até por problemas de espaço físico, mas pretendendo colocar meu pc como servidor git futuramente.
Por hora, estamos gerando patch e eu estou submetendo no github, que caso tenhamos necessidade podemos criar um fork no projeto para efetuar testes.

Já estou bolando uma outra data para realizarmos o Coding Home II.

eu acho que você quer dizer “Home coding” (“codando em casa”) ao invés de “Coding home” (“codando a casa”, ou “casa que coda”)

BTW da próxima vez eu vou tentar ir. :-)

pensando bem “Coding home” pode significar também “Casa de codar”, daí nesse caso faz sentido (agora entendi que é pra ser um trocadilho com “Coding Dojo”)

que massa, rafa!! muito bacana a proposta!!!
um dia vou saber um pouquinho e quero participar também!!

[...] Home, que reuniu alguns amigos desenvolvedores e então conseguimos alguns avanços interessantes. Noticiei aqui também. Até o momento, o hntool tem checagens para [...]

Write a comment