Muitas vezes esquecidos, os pés desempenham um papel essencial no apoio ao resto do corpo. Algumas dicas para cuidar dele.
Examine seus pés regularmente
Não é só no verão que você precisa se preocupar com a condição dos seus pés quando as sandálias aparecem e com elas muitas bolhas. Seja qual for a estação, os seus pés exigem toda a sua atenção. Os cuidados regulares ajudam a evitar infecções (micose cutânea, verruga plantar, etc.), traumas e feridas, deformidades (hálux valgo, etc.), unhas encravadas.
Em certas patologias crônicas, como o diabetes , também é essencial monitorar a saúde dos pés para evitar complicações (úlceras ou infecções).
Então comece examinando seus pés e suas unhas usando um espelho. Certifique-se de que não há lesões, sensações ou vermelhidão anormais (bolhas, calos, calos – um tipo específico de calo que se parece com uma pequena protuberância –, sensações de formigamento, etc.).
Preste atenção à sua higiene
Adote uma higiene impecável. A cada passagem diária sob o chuveiro, certifique-se de limpar bem os pés com sabão neutro. Não ultrapasse dez minutos debaixo d’água (para um banho) para não amolecer e enfraquecer muito a pele.
Não se esqueça de se secar bem, isso ajuda a evitar a maceração e o aparecimento de infecções fúngicas.
Verifique a hidratação dos seus pés
Para hidratar os pés, você pode usar um hidratante básico ou dedicado, que evita a formação de rachaduras e calos. Este gesto é ainda mais importante se seus pés estiverem secos e rachados atrás do calcanhar e nas laterais.
Massageie os pés diariamente
Para ter os pés em forma, nada como uma massagem rápida e diária. É aconselhável repetir a operação ao acordar e ao deitar:
- Segure o pé entre as mãos e deslize as mãos do calcanhar aos dedos;
- Faça o mesmo gesto, mas na direção oposta, dos dedos dos pés ao calcanhar, mantendo uma pressão firme;
- Em seguida, pressione os polegares na parte superior do pé, pressionando com firmeza;
- Repita a operação sob a sola do pé;
- Você também pode fazer movimentos circulares usando os punhos em cima do pé e sob as solas dos pés.
Escolha sapatos e meias adequados
Principalmente para as mulheres, evite sapatos femininos muito apertados e que comprimam os pés. Materiais plásticos ou sintéticos não são recomendados. Opte por materiais flexíveis e respiráveis, como couro, especialmente quando você está propenso a transpiração excessiva ou tecido. Saltos muito altos também são contraindicados, pois promovem a ocorrência de hálux valgo (desvio para fora do dedão do pé) e podem causar dor no calcanhar.
Se você pratica esportes, é essencial escolher um par adaptado à sua atividade para evitar lesões. Não hesite em pedir conselhos em uma loja dedicada.
Bom saber. Prefira uma visita à loja no final do dia, quando o pé estiver um pouco inchado, para escolher o tamanho adequado.
Também certifique-se de escolher suas meias com sabedoria. Eles devem ser trocados todos os dias. Adote tecidos de fibra natural, como algodão ou lã, para limitar a transpiração. Da mesma forma, se você pratica um esporte, escolher meias adequadas é essencial para evitar superaquecimento, irritação, bolhas e outros inconvenientes.