5 dicas para cuidar bem dos pés

Muitas vezes esquecidos, os pés desempenham um papel essencial no apoio ao resto do corpo. Algumas dicas para cuidar dele.

Examine seus pés regularmente

Não é só no verão que você precisa se preocupar com a condição dos seus pés quando as sandálias aparecem e com elas muitas bolhas. Seja qual for a estação, os seus pés exigem toda a sua atenção. Os cuidados regulares ajudam a evitar infecções (micose cutânea, verruga plantar, etc.), traumas e feridas, deformidades (hálux valgo, etc.), unhas encravadas. 

Em certas patologias crônicas, como o diabetes , também é essencial monitorar a saúde dos pés para evitar complicações (úlceras ou infecções). 

Então comece examinando seus pés e suas unhas usando um espelho. Certifique-se de que não há lesões, sensações ou vermelhidão anormais (bolhas, calos, calos – um tipo específico de calo que se parece com uma pequena protuberância –, sensações de formigamento, etc.).

Preste atenção à sua higiene

Adote uma higiene impecável. A cada passagem diária sob o chuveiro, certifique-se de limpar bem os pés com sabão neutro. Não ultrapasse dez minutos debaixo d’água (para um banho) para não amolecer e enfraquecer muito a pele.

Não se esqueça de se secar bem, isso ajuda a evitar a maceração e o aparecimento de infecções fúngicas. 

5 dicas para cuidar bem dos pés

Verifique a hidratação dos seus pés

Para hidratar os pés, você pode usar um hidratante básico ou dedicado, que evita a formação de rachaduras e calos. Este gesto é ainda mais importante se seus pés estiverem secos e rachados atrás do calcanhar e nas laterais.

Massageie os pés diariamente

Para ter os pés em forma, nada como uma massagem rápida e diária. É aconselhável repetir a operação ao acordar e ao deitar:

  • Segure o pé entre as mãos e deslize as mãos do calcanhar aos dedos;
  • Faça o mesmo gesto, mas na direção oposta, dos dedos dos pés ao calcanhar, mantendo uma pressão firme;
  • Em seguida, pressione os polegares na parte superior do pé, pressionando com firmeza;
  • Repita a operação sob a sola do pé;
  • Você também pode fazer movimentos circulares usando os punhos em cima do pé e sob as solas dos pés. 

5 dicas para cuidar bem dos pés

Escolha sapatos e meias adequados

Principalmente para as mulheres, evite sapatos femininos muito apertados e que comprimam os pés. Materiais plásticos ou sintéticos não são recomendados. Opte por materiais flexíveis e respiráveis, como couro, especialmente quando você está propenso a transpiração excessiva ou tecido. Saltos muito altos também são contraindicados, pois promovem a ocorrência de hálux valgo (desvio para fora do dedão do pé) e podem causar dor no calcanhar. 

Se você pratica esportes, é essencial escolher um par adaptado à sua atividade para evitar lesões. Não hesite em pedir conselhos em uma loja dedicada.

Bom saber. Prefira uma visita à loja no final do dia, quando o pé estiver um pouco inchado, para escolher o tamanho adequado. 

Também certifique-se de escolher suas meias com sabedoria. Eles devem ser trocados todos os dias. Adote tecidos de fibra natural, como algodão ou lã, para limitar a transpiração. Da mesma forma, se você pratica um esporte, escolher meias adequadas é essencial para evitar superaquecimento, irritação, bolhas e outros inconvenientes.

Leave a comment

Your email address will not be published.