Arroz integral rico em fibras [Saiba os benefícios]

Se você está querendo mudar sua alimentação e pensa em colocar em sua dieta o arroz integral, é importante que você saiba sobre ele e seus benefícios. Continue lendo a resenha.

O arroz é um cereal com origem asiática e é muito popular no mundo todo pois faz parte alimentação diária de quase todo o Brasil. Isso é muito bom pois ele garante muitos benefícios para nosso organismo.

O arroz integral não possui muitas diferenças no arroz branco em níveis calóricos, porém o arroz integral é mais saudável pois não passa pelo refinamento e mantem praticamente todos os seus nutrientes. Pensando assim, em nível nutricional, o arroz integral é melhor que o arroz branco.

Arroz integral rico em fibras

Arroz integral e suas propriedades

No grão integral central encontramos o amido, depois, em sua camada externa, encontramos os lipídeos, vitaminas, minerais, proteínas, fibras solúveis e insolúveis. Além disso, o arroz integral apresenta ações antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam na prevenção e no tratamento de muitas doenças.

Benefícios do arroz integral

O arroz integral preserva e auxilia o intestino pois contém muitas fibras insolúveis e solúveis. As fibras solúveis impendem a fixação de substancias cancerígenas, já as fibras insolúveis previnem a colite e a constipação.

Estes grãos são ótimos para o coração e possui alta quantidade de magnésio na composição. Este mineral inibe a agregação das plaquetas, regula os batimentos cardíacos e relaxa os músculos dos vasos sanguíneos. Eles também ajudam na diminuição dos níveis de LDL, que é colesterol ruim.

O arroz também é bom para os músculos, pois ajudam a desenvolver a massa muscular e também mantem a energia do corpo ao longo do dia a dia. Este grão é um carboidrato que possui digestão lenta, o que ajuda a deixar o organismo sempre com seu saldo positivo e mantendo animo e energia para os treinos.

Além disso, o arroz também é ótimo para quem possui asma, pois uma dieta que é rica em grãos reduz o risco de acorrer os ataques de asma pois os grãos possuem agentes anti-inflamatórios, como o magnésio e a vitamina E.

O arroz integral é bem rico em proteínas que ficam maravilhosas quando são combinadas com leguminosas, como o grão-de-bico, ervilha e o feijão. Estas são boas opções para pessoas que possuem doenças celíacas ou são vegetarianos e veganos.

Arroz integral rico em fibras

Como preparar o arroz

Para preparar o arroz, é necessário 1 copo do arroz integral com 3 medidas de água fervente, alho, cebola, óleo ou azeite e sal a gosto.

Lave o arroz integral e em uma panela aqueça o azeite para refogar a cebola e o alho, após refogar, acrescente o arroz e deixe refogar mais um pouco. Adicione o sal a goto e a água fervendo, abaixe o fogo e espera a água secar, isso deve demorar uns 20 minutos.

Depois de desligar o fogo, tampe a panela por 5 minutos antes de comer. O arroz deve ficar soltinho e muito saboroso, além de fazer muito bem para a saúde.

Arroz integral rico em fibras

Leave a comment

Your email address will not be published.