Como emagrecer de forma saudável?

Com a rotina cada vez mais agitada, a população recorre a formas práticas e rápidas para se alimentar. Tendo que dividir seu tempo entre trabalho, estudos, vida social, tarefas domésticas e família, não é incomum optar por almoçar um sanduíche com refrigerante ao invés de uma refeição saudável contendo os nutrientes necessários para seu organismo funcionar corretamente.

Recorrer a métodos rápidos, na expectativa de poupar tempo, pode trazer a longo prazo problemas de saúde relacionados diretamente a esses maus hábitos alimentares, como por exemplo a obesidade. Em evolução rápida e constante, a obesidade já deixou de ser vinculada exclusivamente à estética, mas sim como um grave problema de saúde pública.

Com isso, algumas pessoas tentam recuperar o tempo perdido recorrendo a métodos ineficazes de emagrecimento, que podem incluir uso de medicamentos considerados milagrosos, corte brusco na alimentação e até métodos cirúrgicos, sendo este último bastante invasivo, porém sendo todos bastante arriscados e prejudiciais à saúde do indivíduo.

Mas é possível emagrecer de forma saudável numa rotina tão conturbada?

Sim, é possível. Inicialmente vai demandar um pouco de dedicação e melhoria nas escolhas dos alimentos que farão parte das suas refeições. Para isso, é importante aprender o que deve fazer parte da sua dieta, quem são os vilões e quais novos hábitos você deve adotar.

  • Primeiros passos

Ter a orientação de um profissional nutricionista vai auxiliar no processo. É extremamente importante que você entenda que deixando de comer não vai te fazer emagrecer mais rápido, muito menos optando por fazer dietas bruscas. Muito pelo contrário. Você deve se alimentar em intervalos mais curtos, evitando longos períodos entre uma refeição e outra, de forma controlada e com os alimentos certos.

Uma boa hidratação também é primordial para contribuir na redução de peso de forma salutar. Beba bastante água durante seu dia. Um adulto saudável, com peso médio de 60kg, tem indicação de beber 2 litros de água diariamente.

Compreenda que mudanças de hábitos levam tempo e você não deve desistir nas primeiras dificuldades.

Como emagrecer de forma saudável

Quem são os vilões da alimentação?

No topo da lista estão os açúcares, embutidos, álcool e refrigerantes. Estes itens devem ser evitados em quaisquer circunstâncias, seja para emagrecer ou manter-se saudável. Esses alimentos possuem níveis elevados de gordura, sódio e corantes, altamente prejudiciais ao nosso organismo.

  • Exercícios físicos

Devem ser inseridos na sua rotina impreterivelmente. Em conjunto com uma alimentação saudável vai acelerar o processo de redução de peso, eliminando as gorduras em excesso e elevando a massa magra. O ideal é contar com a ajuda de um profissional na área, que vai orientar seus exercícios especificamente para as suas necessidades.

  • Intervalo entre as refeições

O ideal é alimentar-se de 3 em 3 horas, pois esse é o tempo médio que o estômago leva para digerir a sua refeição, assim você vai manter-se sempre saciado e consequentemente irá diminuir a quantidade de comida durante as refeições. É imprescindível também que não “pule” as refeições. O indicado é fazer 6 refeições ao longo do dia, divididas em café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia.

Como emagrecer de forma saudável

  • O que comer em cada refeição

Aqui será um ponto importante no sucesso da sua reeducação alimentar. O fato de precisar fazer refeições em intervalos de 3 horas não lhe concede o direito de comer de tudo e em grandes quantidades. Comer mais vezes não significa comer em maior quantidade. Alimentos leves devem fazer parte dos lanches e da ceia.

O café da manhã pode ser um pouco mais reforçado, pois durante o sono seu organismo continua trabalhando para manter a homeostase, havendo assim gasto energético.

No almoço e no jantar a refeição deve ser rica em vegetais. Estes alimentos tem valor calórico relativamente baixo e proporcionam maior saciedade, contribuindo no processo. São importantes também para a melhoria do funcionamento intestinal e evolução do metabolismo.

Os carboidratos não devem ser eliminados da sua dieta, porém devem ser consumidos com cautela. Se houver dificuldade no início da reeducação alimentar você pode reduzir o consumo de forma gradativa. É indicado também optar por alimentos do tipo integrais e, se considerar que a quantidade de alimentos não é suficiente para saciar sua fome, deve-se aumentar a quantidade de verduras, legumes ou proteínas, mas nunca dos carboidratos.

  • Alimentos saudáveis, mas que devem ser consumidos com cautela

Nem todo alimento saudável deve ter participação livre em sua dieta, mesmo sendo ricos em fibras, minerais e vitaminas.

– Isotônicos: após o exercício físico pode ser utilizado como fonte de hidratação, porém seu consumo excessivo sobrecarrega e pode comprometer a função renal a longo prazo.

– Açaí: excelente fonte energética, mas com grande teor calórico e, se acompanhado de xarope de guaraná ou leite condensado, terá efeito reverso na sua dieta.

– Frutos secos e sementes: por serem menores que as frutas in natura, os frutos desidratados podem levar ao consumo excessivo, além de que o processo de cristalização é feito com açúcar, deixando-os com maior teor calórico.

Já as sementes tem excelente função anti-inflamatória, ação antioxidante e aumentam a saciedade, em contrapartida seu consumo em excesso associado à pouca hidratação pode causar desconforto e em casos mais graves levar à obstrução intestinal.

– Frutas: apesar de ser saudável em todos os aspectos, as frutas também tem calorias e o consumo exacerbado de algumas delas acaba sendo mais prejudicial do que benéfico. Alguns exemplos que devem ser ingeridos com cautela são abacate, açaí, uva e manga.

Diante do exposto, é possível sim emagrecer de forma saudável com um pouco de esforço e disponibilidade às mudanças. Entender seus limites e contar com a ajuda e orientação de profissionais da área é imprescindível para alcançar o objetivo estabelecido, sem necessitar recorrer à utilização de medicamentos manipulados ou a procedimentos cirúrgicos nos casos extremos.

Ter uma meta clara e previamente direcionada às suas necessidades, comprometimento e foco são a base para o sucesso no processo de emagrecimento. Seguindo as orientações, a perca de peso será uma evolução natural e equilibrada sem perder o prazer, estímulo e a motivação em comer.

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