Computador travando muito, o que pode ser?

Causas vão desde falta de atualização, até vírus em programas e arquivos

 

Nada mais chato que tentar trabalhar, jogar ou passar o tempo na internet com um computador travando, não é mesmo? Nessa horas você visita até mesmo um e-commerce de tecnologia pensando em adquirir uma nova máquina ao invés de se estressar ainda mais tentando resolver o problema.

 

Porém, nem sempre o travamento do computador é algo grave, e, muitas vezes, pode ser resolvido em poucos minutos pelo próprio usuário. Neste artigo, vamos contar um pouco mais sobre as possíveis causas do computador travando e como proceder em cada uma delas. Vamos lá?

Computador travando: causas e como evitar

Primeiramente, é importante entender que se a sua máquina está travando com frequência, é um sinal de que algo não está bem. É algo parecido quando você acorda sempre cansado, ou seja, algo no seu organismo está desregulado e impedindo que você ‘’funcione na máxima capacidade’’. 

 

Existem diferentes tipos de travamento em computadores, desde aqueles em que a tela congela ao abrir um software mais pesado, até a tão temida tela azul, que já é algo mais grave. Entender melhor os tipos de travamento é uma forma de identificar o que pode estar ocorrendo e buscar a ajuda necessária.

 

De forma bem simples, podemos resumir os problemas de um computador que o levam a travar em duas categorias:

 

  • travamento de software: problemas causados pelos programas instalados no computador, como sistema operacional, editores de imagens, navegador etc;
  • travamento de hardware: problemas de origem nas peças do computador, que afetam diretamente na transmissão das informações e no bom funcionamento da máquina.

 

Erros no sistema operacional

O sistema operacional nada mais é do que o programa que cria uma interface interativa, permitindo o uso do computador, por exemplo, o Windows, Mac ou Linux. Ele é o componente mais importante do computador, depois das peças de hardware, e pode apresentar problemas causados por mau uso ou erro na codificação.

 

Uma das causas mais comuns quando o computador trava por conta do sistema operacional é a sua falta de atualização ou por uma atualização que sofreu algum tipo de erro no seu desenvolvimento ou instalação.

 

Na maioria das vezes, o próprio usuário pode corrigir o problema, realizando o update do sistema ou restaurando uma versão anterior do sistema operacional.

Infecção por vírus

Hoje em dia é cada vez mais importante manter computadores e dispositivos móveis com diversas camadas de proteção, como firewall atualizado e antivírus eficazes. Porém, é possível que esses recursos não sejam suficientes para barrar alguns tipos de vírus, que entram na máquina por links maliciosos, arquivos baixados e até mesmo de forma invisível pela internet.

 

Dependendo do tipo de vírus, o computador pode apresentar lentidão e até mesmo travar de forma definitiva, necessitando a troca de peças, como HD, ou a formatação da máquina.

Memória cheia

 

Se o seu computador está com todos os recursos atualizados e você faz uma varredura por vírus regular, mas mesmo assim ele trava, o motivo pode ser a memória cheia.

 

Os sistemas operacionais, especialmente o Windows, costumam acumular alguns arquivos entre atualizações, o que ocupa memória e pode deixar o computador mais lento. O ideal é fazer a limpeza de disco, incluindo arquivos do sistema, e programar uma limpeza manual de fotos, vídeos e outros arquivos não utilizados que podem consumir memória em excesso do computador.

 

Esses são apenas alguns dos principais motivos pelos quais um computador pode travar com frequência. Se você já aplicou soluções simples e o problema persistiu, é indicado levar a máquina até uma assistência técnica de sua confiança, que saberá identificar e solucionar o problema sem riscos para a integridade do computador.

Leave a comment

Your email address will not be published.