Ela é uma semente conhecida na região da Mesopotâmia desde 5 mil anos a.C. e representa a semente do linho, isto é, corresponde a um cereal sem nada de glúten. Apesar de ser um alimento antigo, muitas pessoas estão começando a aderir ela na alimentação devido aos seus benefícios que ela traz.
O uso de forma contínua desta semente irá trazer muitos benefícios ao corpo e para a saúde. No texto de hoje será mostrado tudo que é preciso saber sobre os benefícios da linhaça dourada. Linhaça dourada faz mal? Como consumir esta semente?
Os nutrientes da linhaça
Esta semente é a fonte vegetal mais rica em Ômega 3 na natureza e possui uma quantidade grande de:
- Fibras
- Manganês
- Magnésio
- Zinco
- Fósforo
- Cálcio
- Ferro
- Proteínas
- Carboidratos
- Gorduras: Ácidos Graxos
Perda de peso
A linhaça é a principal aliada para as pessoas que desejam perder peso. As fibras presentes em suas cascas são importantes para poder ter o controle dos níveis de açúcar no sangue de forma a proporcionar uma maior saciedade e diminuir o excesso de gordura corpórea. O Ômega 3 auxilia também na redução da vontade de comer.
- Coração mais forte
A linhaça apresenta uma grande quantidade de gorduras poli-insaturadas e Ômega 3 que auxilia na redução dos níveis do colesterol mal (LDL) no corpo e aumenta a quantidade dos bons (HDL). Com isso, são importantes contra a deposição de gorduras nas veias e artérias de forma a melhorar o fluxo sanguíneo.
Ela é boa para evitar que a pessoa possua infartos ou AVCs.
- Previne contra diabetes
Por ter um subtipo do Ômega 3 denominado Ácido Alfa linoleico (ALA) que apresentou uma maior capacidade de reduzir as quantidades de açúcar no sangue. Este ponto é importante não apenas na prevenção, mas também no controle da diabetes do tipo 2.
- Controle de inflamações
Estudos realizados por órgãos de saúde mostraram que o ALA tem o poder de combater certos processos de inflamação, como aqueles oriundos do tabagismo, obesidade e sedentarismo. O nutriente alivia também sintomas de doenças autoimunes como lúpus e psoríase.
- Melhoras na imunidade e no funcionamento do intestino
As fibras presentes na linhaça conseguem estimular aquele intestino preguiçoso de forma a evitar a constipação. Porém, é importante o consumo de uma boa quantidade de água para poder ajudar na melhoria do trânsito do intestino.
Na digestão, as fibras criam ácidos graxos de forma a incentivar a proliferação de bactérias que são os principais probióticos de forma a estimular a flora intestinal. Elas vão também proporcionar o aumento da imunidade com o aumento dos linfócitos e na produção de anticorpos.
- Consegue prevenir certos tipos de câncer
A linhaça dourada possui uma grande quantidade de lignina. Esta substância é capaz de destruir células defeituosas, principalmente aquelas presentes no câncer de mama. Porém, é importante ressaltar que seu consumo deve ser feito após uma consulta a um profissional de saúde.
Mas afinal, linhaça dourada faz mal?
Tendo em vista esses benefícios, não.