Por que consumir chá-verde

glass teapot with chinese tea, cup of herbal tea

O chá é uma bebida bastante especial para a humanidade. Seja na cultura, como o famoso chá-inglês gelado ou na economia de países que exportam chá, como a Índia, por exemplo, essa bebida apresenta diversos benefícios para a saúde.

Conta a história que o surgimento do chá se deu provavelmente na China, em tempos antes de Cristo nascer, quando um imperador chinês fervia água debaixo de uma árvore. Ocasionalmente, algumas folhas da planta caíram na água fervente.

Quando o imperador provou o resultado da infusão, ficou regozijado e daí surgiu o chá. O chá-verde é feito a partir da infusão da planta conhecida popularmente como chá-da-índia.

Chá e infusão são a mesma coisa?

Somos acostumados a chamar chá qualquer bebida feita a partir da fervura de folhas de qualquer planta. Porém, o nome “chá” se refere a planta conhecida como cana-da-índia, da família Theaceae.

Infusão é o nome do processo de preparar uma bebida fervendo água e adicionando folhas dentro dela. Então, quando bebemos “chá de boldo” queremos dizer “infusão de boldo”, na verdade.

Por que consumir chá-verde

Benefícios do consumo de chá-verde

Consumir chá-verde proporciona diversos benefícios para a saúde, pois a bebida contém muitos nutrientes para o organismo humano, além de características que fortalecem o sistema imunológico.

  • Consumir chá-verde melhora o desempenho mental: por ser rico em cafeína, o chá-verde proporciona que a capacidade de focar nas atividades aumente, além de melhorar a agilidade.

Isso é possível por a cafeína ser uma substância química que atua como um estimulante do sistema nervoso, fazendo com que o cérebro fique mais ativo, num estado de alerta constante.

  • Aumenta a sensação de bem-estar: quando a história conta que o imperador se sentiu bem ao tomar o chá pela primeira vez, não era mentira. A cafeína presente no chá-verde estimula na produção de hormônios ligados ao prazer.
  • Melhora o desempenho físico: não apenas o desempenho mental melhora, mas também o físico. Consumir chá-verde ajuda a acelerar o metabolismo do corpo e também revigora a energia.
  • Fortalece a imunidade: o chá-verde é uma bebida rica em vitamina C, que atua no fortalecimento do sistema imunológico, fazendo com que o risco de pegar doenças, como a gripe, sejam menores.
  • Ajuda na digestão: consumir chá-verde ajuda no bom funcionamento do sistema digestivo, já que proporciona uma melhor absorção dos nutrientes pelo corpo e reduz a quantidade de sucção de gordura e colesterol pelo corpo.
  • Melhora o funcionamento do corpo: a vitamina B presente no chá-verde em altas concentrações ajuda a melhorar as funções vitais do organismo, proporcionando uma saúde mais vigorosa.

As vitaminas do complexo B são responsáveis pela criação de novas células saudáveis no corpo e participam da produção de hormônios relacionados ao prazer, ao sono e ao humor.

  • Reduz os riscos de doenças no coração: os níveis de triglicerídeos e colesterol ruim diminuem quando o consumo de chá-verde é regular, o que previne doenças no sistema cardiovascular, como o infarto.

Por que consumir chá-verde

O chá verde é legalizado para consumo e venda, pode ser facilmente encontrado em mercados de grande e pequeno porte.

 

Leave a comment

Your email address will not be published.